Universidade Aberta à
Economia Solidária

UAES informa

PERÍODO DE EXECUÇÃO DO PROJETO UAES APOIA

A coordenação do programa UAES Apoia informa que as atividades de formação (curso de extensão) ocorrerão entre fevereiro e setembro de 2024, e que as bolsas de extensão serão pagas sempre após o fechamento de cada mês.

IMPEDIMENTO DE AQUISIÇÃO DE ITENS DE CAPITAL

A coordenação do programa UAES Apoia comunica que a aquisição de equipamentos por meio de recursos de capital (GND4) de emenda parlamentar foi declarada IMPEDIDA por questões técnicas relativas à gestão do orçamento público federal. Convidamos os empreendimentos que apresentaram anteriormente propostas ao programa para participarem da reunião de esclarecimentos cujo link de convite será enviado por email. 

Já a concessão de bolsas está mantida e será realizada conforme informações presentes no edital https://www.unifesp.br/reitoria/proec/processo-seletivo-hide/1922-edital-proec-n-740-2023-selecao-de-bolsistas-para-atuarem-no-projeto-de-extensao-uaes-apoia-programa-de-fortalecimento-da-economia-solidaria . O período de inscrição é de 21/11/2023 a 27/11/2023.


Relação dos emprendimentos cujos trabalhadores estão aptos a se inscrever no edital de bolsas:

1) OSC Composta&Cultiva

2) Cooper ABC - Cooperativa de Trabalho dos/as Moto Entregadores/as da Região Metropolitana da Cidade de São Paulo

3) Empreender Delas 

4) O Bar Bibitantã

5) Cooperativa Okavango de recuperação e reforma de moveis estofados

6) Cooperativa Terra e Liberdade

7) COLETIVO DE MULHERES SABOR DE CASA

8) Ecociclistas Livres (LivresCoop)

9) Drop Soldas Especiais 

10) PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA DOCE ENCANTO

11) OSC Consciência Pela Cidadania CONCIDADANIA

12) Coletivo de Mulheres - Cozinha Solidária

13) Instituto Socio Ambiental e Cultural da Vila dos Pescadores 

14) Instituto Social São Francisco 

15) Coletivo Cantinho do Café

16) Ybyatã 

17) Associação Comunitária Flor do México 

18) Cooperativa de Trabalho Cipó Educação

19) Ponto Benedito Economia Solidária e Cultura

Totais de recursos captados para o programa UAES Apoia

UAES Apoia - Programa de fortalecimento da Economia Solidária
CHAMADA PÚBLICA 1/2023


Resumo: 

Convite a empreendimentos e entidades com histórico de apoio à Economia Solidária para apresentarem projetos de aprimoramento da produção, comercialização e consumo por meio de assessoramento técnico, aquisição e/ou instalação de equipamentos, incubação de empreendimentos, formação e difusão de conhecimentos em Economia Solidária.


Objetivo: apoiar a Economia Solidária


Objetivos específicos:

- aprimorar a organização da produção, da distribuição e do consumo dos produtos e serviços da Economia Solidária e da Agricultura Familiar;

- possibilitar o assessoramento técnico, a formação e a incubação de empreendimentos da Economia Solidária;

- fortalecer a solidariedade e a cooperação por meio do protagonismo econômico das pessoas envolvidas.


Resultados esperados:

1. Aumento da autonomia econômica de pessoas em situação de pobreza;

2. Redução dos níveis de pobreza;

3. Fortalecimento de vínculos solidários, associativos e cooperativos;

4. Inclusão social com protagonismo econômico.


Tipos de projeto:

Eixo 1) Organização da produção, distribuição e consumo

- projetos de estruturação de redes de cooperação, cadeias produtivas, plataformas solidárias, cooperativas de consumo ou outras modalidades que estruturam ou aprimoram processos de produção, distribuição e consumo dos produtos e serviços da Economia Solidária e da Agricultura Familiar 

Eixo 2) Fomento às finanças solidárias

- projetos de assessoria, formação, divulgação e mobilização para bancos comunitários, cooperativas de crédito com interação solidária, clubes de trocas e fundos rotativos.

Eixo 3) Incentivo à autogestão, ao associativismo e ao cooperativismo solidário

- projetos de incentivo à organização coletiva nos formatos associativo, cooperativo e autogerido, elaboração de planos de negócio e ampliação da capacidade de produção.

Eixo 4) Formação e assessoria em Economia Solidária

- projetos de educação em Economia Solidária, formação técnica, qualificação de gestores públicos, bases de assessoramento ou incubadoras de empreendimentos solidários.

Eixo 5) Difusão do conhecimento em Economia Solidária

- projetos de realização de eventos de divulgação ou difusão da Economia Solidária, tais como: oficinas, fóruns, feiras, desfiles, seminários, podcasts, webinários etc.


Podem se candidatar:

- empreendimentos da Economia Solidária (coletivos de trabalho, associações, cooperativas, cooperativas centrais, federações, empresas autogeridas, redes de cooperação, cadeias produtivas, plataformas solidárias, cooperativas de consumo, bancos comunitários, cooperativas de crédito, clubes de troca, fundos rotativos etc.), acreditados pelo movimento da Economia Solidária;

- entidades com histórico de atuação com assessoria, formação e incubação em Economia Solidária, acreditadas pelo movimento da Economia Solidária. 

Observação: será solicitado o upload de “carta de acreditação” emitida por um Fórum de Economia Solidária ou por uma instituição da Economia Solidária, em PDF.


Abrangência:

- Serão aceitas candidaturas de empreendimentos e entidades atuantes em Diadema, Guarulhos, Osasco, Santos, São José dos Campos, São Paulo e municípios limítrofes ou adjacentes.


Público beneficiado

- pessoas organizadas em coletivos, associações, cooperativas e empresas autogeridas.


Recursos

- os recursos para o apoio aos empreendimentos e entidades são públicos e advém de emendas parlamentares captadas pelo programa UAES-Unifesp.


Modalidades de apoio: 

- acadêmico - planejamento e execução conjunta de eventos e/ou cursos de extensão (certificados pela Unifesp);

- equipe - pagamento de bolsas a pessoas físicas envolvidas na realização dos projetos;

- assessoria  - contratação de assessorias técnicas de pessoa física ou jurídica;

- investimento - aquisição de máquinas, equipamentos e insumos.


Valores:

- serão admitidas propostas com valores entre 10 e 50 mil reais por proponente. Observação: os valores poderão ser readequados pela equipe da UAES-Unifesp.  


Vigência: 

- os projetos devem ser executados em até 12 meses, entre agosto de 2023 e julho de 2024, e terão um mês adicional para elaboração do relatório final.


Exigências:

- as instituições selecionadas deverão:

a) indicar  um/a “coordenador/a do projeto”, responsável por sua execução;

b) indicar 2 pessoas para participar do Fórum de Acompanhamento dos Projetos (online), sendo o coordenador do projeto e um dirigente ou administrador da instituição;

c) participar de dois eventos presenciais na cidade de São Paulo (em local a definir) no início e no fim do projeto.

 

Cronograma:

03/05 (quarta) - Publicação da chamada no site: https://uaes.unifesp.br/ 

06/05 (sábado), das 08 às 10h - 1ª Live de divulgação e esclarecimentos (online), acessar pelo link: https://meet.google.com/aov-ywsv-vtq 

11/05 (quinta), das 19 às 21h - 2ª Live de divulgação e esclarecimentos (online), acessar pelo link: https://meet.google.com/aov-ywsv-vtq 

21/05 (domingo), 23h59 - Prazo limite para a submissão das propostas por meio do formulário eletrônico (Google Forms) disponível no link: https://forms.gle/cFxSJ6EPmgJVhjS17 

29/05 (segunda-feira) - Publicação da relação de projetos pré-aprovados no site: https://uaes.unifesp.br/

01/06 (quinta-feira), o dia todo - Reuniões online com representantes dos projetos pré-aprovados para verificações e ajustes finais nos projetos. Observação: o horário e link de cada reunião será enviado por e-mail até o dia anterior.

05/06 (segunda-feira) - Publicação do resultado final no site: https://uaes.unifesp.br/ 

🔊 Inauguração do projeto UAES Incuba

Com participação e apoio da Reitora da Unifesp, Profa. Dra. Raiane Assumpção, da Diretora do Campus Zona Leste, Profa. Dra. Patrícia Laczynski, da Deputada Federal Sâmia Bomfim, de representantes das instituições parceiras e dos novos estudantes da extensão, recém chegados ao projeto e à Unifesp.

O projeto apoiará o Ingresso Coletivo no Mundo do Trabalho apoiando a constituição e viabilização de coletivos de trabalho inovadores e solidários. O apoio será via formação e assessoria, com bolsas de extensão durante 10 meses.

Notícias da UAES

📃 Em agosto foi aprovado no COEC o projeto UAES INCUBA, projeto que pretende apoiar o Ingresso Coletivo no Mundo do Trabalho por meio do apoio à constituição e viabilização de coletivos de trabalho inovadores e solidários. O apoio será via formação e assessoria, e bolsas de extensão durante 10 meses.

✒️ Em setembro foram propostos e aprovados os cursos de extensão que o integram o projeto UAES INCUBA, são eles:
- Formação de Formadores em Economia Solidária, voltado para estudantes da Unifesp e para educadores populares de instituições profissionalizantes;
- Economia Solidária e Gestão de Empreendimentos Coletivos, voltado para empreendedores coletivos, jovens e adultos, advindos de instituições profissionalizantes da Zona Leste de São Paulo.

📌 Em outubro realizamos o processo seletivo dos bolsistas do projeto projeto (ver mais abaixo). Foram selecionados:
- 5 estudantes da Unifesp e 4 educadores populares. Todos farão o curso de "Formação de Formadores" e atuarão como facilitadores no projeto;
- 16 educandos de instituções profissionalizantes. São empreendedores/as coletivos/as, membros de 7 empreendimentos das áreas de Computação Gráfica, Agricultura Urbana, Alimentação (festas, salgados e panificação), Construção de estruturas metálicas, e Instalação Elétrica Predial. São eles e elas que farão o curso de "Gestão de Empreendimentos Coletivos" e receberão o apoio deste projeto.

🏠 Às 16 horas do dia 21 de novembro daremos início ao projeto com uma Abertura Pública no Campus Zona Leste da Unifesp, na Av. Jacu-Pêssego, 2630. 

Venha participar conosco deste importante momento!

05/10/2022 - Resultado do Edital ProEC nº 493/2022

A PROEC tornou público o resultado da seleção de bolsistas para atuarem no Projeto de Extensão UAES INCUBA:  Ingresso Coletivo no Mundo do Trabalho: apoio à constituição e viabilização de coletivos de trabalho inovadores e solidários. 

Perfil 1 - Empreendedor(a) coletivo(a)

Candidatos(as) aprovados(as):

1. Raphaella Santana de frança

2. Maryana lim de Jesus dos Santos

3. Angélica Silva Colacio

4. Wanessa Gomes da Cunha

5. Edna Câmara de freitas

6. Lúcia Helena Moreira Casaiano

7. Elaine Cristina Rodrigues de Souza vilela

8. Elza Câmara Santos

9. Silvana Regina Roque

10. Edna Conceição dos Santos Ramos

11. Jacqueline Machado Rocha Amorim

12. Guilherme Silva Xavier

13. Carlos Costa Da Cunha

14. Matheus Barros Guimarães

15. Pedro Henrique Rosemberg Dos Santos

16. Demaques Francisco Filho

Perfil 2 - Educador(a) Popular

Candidatos(as) aprovados(as):

1. Francisco Antônio de Sousa Barbosa

2. Ronaldo Gomes de Souza

3. Jackeline Machado dos Santos

4. Juliana de Oliveira

Perfil 3 - Formador(a)

Candidatos(as) aprovados(as):

1. Marcio Jean Pereira Santana

2. Evelyn Macedo Costa

3. Vanessa Rodrigues Farias

4. Ligia Andreussi Chrisostomo

5. Bianca Dimas Rios

15/09/2022 - Publicação do Edital ProEC nº 493/2022

A UAES-Unifesp seleciona 25 bolsistas para atuarem no projeto de extensão UAES INCUBA - Ingresso Coletivo no Mundo do Trabalho: apoio à constituição e viabilização de coletivos de trabalho inovadores e solidários

Serão selecionados 16 alunos de ensino médio, 4 graduados (Educadores Populares) e 5 estudantes de graduação. A bolsa tem valor de R$ 400,00 para 8 horas semanais. 

Inscrições abertas até o domingo 25/09/2022

https://www.unifesp.br/reitoria/proec/processo-seletivo-hide/1711-proec-edital-493-2022-uaes-incuba
Edital em PDF: https://drive.google.com/file/d/1TIz1KrPLpX4XJNxIFgWYGcdl_Ug1A8um/view

Inscrições até 25/09/2022

Edital PIBEX Unifesp 2022

11/05/2022 - Resultado da Seleção do bolsista PIBEX da UAES (2022)
Gabriel Henrique Pinheiro da Silva - Discente do Curso de Geografia, Campus Zona Leste 


06/05/2022 - Inscrições para bolsista PIBEX  da UAES (2022)

As inscrições abertas até 09/05. Preencha o formulário e se inscreva: https://forms.gle/bFed6Qk9N2WkHciX9